Greenmeeting

                                                             Notícias    Apresentação    Objetivo    Coordenação    Patrocínio    Público Alvo    Divulgação    Edições Anteriores    Carta de Princípios    Projetos    –    Contato       

L

Projeto

Desde setembro de 2006 com a palestra do alemão, Prof. Dr. Stefan Krauter,  no VI Encontro Verde das Américas, realizado no grande auditório Petrônio Portela do Senado federal em Brasília,  o Greenmeeting vem se empenhando  em prol do desenvolvimento tecnológico da energia Solar. Na ocasião Stefan Krauter salientou que apesar da Alemanha não ter a incidência solar como no Brasil, a energia solar fotovoltaica tinha estimulo e vinha ganhando grande importância para a economia do país. Enquanto o Brasil possui um excelente índice de radiação solar, por ser um país tropical e não tinha estimulo e qualquer incentivo.

Assim, o Greenmeeting buscou interação com universidades e empresas internacionais de tecnologia na área para aprimorar um projeto socioambiental e econômico para viabilizar e mobilizar outros segmentos para que famílias e empreendimentos diversos obtivessem subsídios e estimulo para transformar a energia solar fotovoltaica em um grande aliado da produção e da economia no pais. Buscando programas para ajudar empresas e famílias a financiarem instalações solares.

Stefan Krauter – Possui graduação em Elektrotechnik pela Technische Universität München (1985), mestrado em Elektrotechnik pela Technische Universität München(1988), doutorado em Sistemas Fotovoltaicos pela Technische Universität Berlin (1993) e pós-doutorado pela University of New South Wales (1994). Possui vários livros escritos, entre eles: Solar Electric Power Generation. Na ocasião do evento recebeu o Prêmio Verde das Américas pelo o seu trabalho em prol da energia limpa e renovável.

Sobre a  Energia Solar

As vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica. Vantagens: não polui, é renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar e é barato para manter. Suas desvantagens são o alto custo de aquisição (custo que se retorna em pouco tempo) e não gerar energia à noite.

O valor da placa varia de acordo com a empresa fabricante, a tecnologia, o tipo de célula utilizada e a potência e a vida útil de um painel solar é de aproximadamente 25 a 30 anos, inclusive esse é o prazo que as fabricantes costumam dar como garantia, porem, algumas pesquisas mostram que a durabilidade de um painel solar pode ultrapassar os 40 anos.

Basicamente, a energia solar não é largamente explorada no Brasil por seu alto custo de aquisição, ainda que a Aneel tenha estabelecido uma Norma Resolutiva 482/2012 em 2013, muitos dos cidadãos não geram a própria energia por não enxergarem a prática como um investimento viável. Faltam políticas públicas de incentivos, de créditos com baixos juros e de redução de impostos, que permitam que um número maior de pessoas possa instalar um sistema solar fotovoltaico em seus comércios e residências.

O investimento em energia solar traz a grande vantagem de não trazer prejuízos ao meio ambiente, afinal é uma fonte renovável e limpa. A sustentabilidade tem sido cada vez mais uma pauta no mercado, e esse sistema é uma solução segura para o meio ambiente. O calor do sol é livre, mas a energia que vem dele nem tanto. Quem instalar painéis solares em casa a partir de 7 de janeiro de 2023 pagará a apelidada “taxação do sol” para gerar energia em um sistema on grid (conectado à rede elétrica). Atualmente a cobrança não é realizada.

Como funciona a Energia Solar

Há dois tipos de energia solar.

Os dois tipos de energia solar mais conhecidos são a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica. A energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Já a energia solar térmica (conhecida como “Aquecedor solar”) utiliza o calor do sol para aquecer líquidos.

Energia solar fotovoltaica

A tecnologia fotovoltaica (FV) converte diretamente os raios solares em eletricidade. O constante avanço desta tecnologia está proporcionando o aumento da capacidade de fornecimento de energia elétrica no mundo todo, permitindo que a energia solar fotovoltaica seja uma opção viável, de baixo custo e com manutenção mínima.

Os Painéis Solares, normalmente, possuem uma aparência azulada ou preta e são instalados em grupos chamados de sistemas fotovoltaicos. Os painéis solares fotovoltaicos são utilizados em casas, comércios ou indústrias principalmente para gerar eletricidade e reduzir a conta de luz.

Energia solar térmica ou Aquecedor Solar.

Outro tipo de energia solar é a energia solar térmica que usa o calor do sol diretamente para aquecer outro meio, geralmente água. Sistemas solares térmicos usam coletores (também conhecidos como placas) ou tubos a vácuo para captar o calor do sol e transferir o calor para um líquido (água). A energia solar térmica é normalmente usada para produzir água quente para banho ou processos industriais.

L

L

M